Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: OLAP  (Lida 933 vezes)
Natalia Batalla
Visitante
« : 15 Set 2008, 23:07:24 »

Tópico para discussão de dúvidas e temas relacionados ao Online Analytical Processing.
Visitante
« Responder #1 : 15 Set 2008, 23:13:43 »

Olá,

estou com problemas de performance. Eu posso otimizar um cubo usando agregações?
Membros
Newbie

Email
« Responder #2 : 03 Abr 2009, 00:56:59 »

É bastante interessante a otimização de agregações para melhorar a performance de um cubo. Por mais que seja comum, durante o processo de criação de um cubo, gerá-lo com todas as agregações possíveis, para que uma informação desejada esteja sempre disponível, criar agregações específicas é de grande valia para a performance das estruturas dimensionais. Isso pode ocorrer, de forma mais eficiente, após um estudo mais detalhado de Logs que consigam verificar o quanto uma agregação é mais favorecida, durante a utilização do cubo.
Membros
Newbie

Email
« Responder #3 : 18 Ago 2009, 11:36:18 »

A versão do SAS 9.2 já permite que sejam criados cubos incrementais. É possível que o cubo seja atualizado enquanto permanece online por um processo chamado de “Update in–place”, entretanto, apesar de ser possível adicionar dados, não é possível, durante o processo incremental, adicionar novas dimensões, hierarquias, ou mesmo measures. Para isso, é preciso utilizar outro novo conceito, que achei bem interessante, chamado “generation of cube”, quer dizer, é possível criar uma nova geração do cubo original.

Essa nova geração é um cubo completo e separado do anterior, com um registro de Metadados diferente, mas que se utiliza dos mesmos dados de origem. O conceito principal é permirtir que, no momento que se cria uma nova geração de um cubo, o cubo original permanece online e operacional.

O que acontece hoje é que, para se carregar um cubo com dados ou com novas estruturas, precisamos apagá-lo. Se estamos falando somente de dados, não precisamos apagar seu registro no Metadados, mas se precisamos incluir uma nova estrutura dimensional, precisamos apagar o cubo por inteiro, e com isso, por um breve momento (as vezes não tão breve assim) o cubo fica inoperante.

Com a criação de “gerações” de cubos, o cubo original permanece sempre online e o novo cubo com a nova estrutura dimensional pode ser testado e editado sem impacto produtivo. Depois, basta incluir o novo cubo em produção.

Gerações de cubo podem também permitir um melhor controle do histórico de alterações e histórico de dados.

Esse conceito não é exatametne um conceito “incremental”, e eu fico curioso em saber como seria a performance de criação de uma nova geração do cubo original, ou de uma nova geração de uma geração anterior. Eu diria que o tempo deve ser o mesmo, já que pelo visto toda a sua estrutura é recriada. Agora basta aguardar que as versões do SAS que estão por aí, sejam atualizadas para a 9.2.
Imprimir
Ir para: